O olfato é o sentido mais ligado às emoções e memórias, e por isso um aroma não representa apenas um cheiro bom. Ele chega ao nosso cérebro sem filtro, ativando diversas sensações e assim, principalmente os aromas da natureza influenciam o comportamento.
Pela ação dos aromas sobre as emoções, percebe-se claramente como alguns aromas atuam diminuindo a consciência e despertando os instintos, e esse mesmo princípio pode ser aplicado na aromatização de ambientes.
Cada aroma da natureza pode ser relacionado à uma sensação, principalmente pela memória que nos vem a mente e a emoção que causa:
- Lavanda: Calmante;
- Manjerona (misturada à lavanda): Relaxante
- Camomila Romana: Relaxante (alivia preocupações);
- Canela: Afrodisíaco, estimula sistema glandular, aquece o ambiente;
- Laranja: estimulando o apetite, clareia pensamentos e alivia a tensão;
- Cardamomo: Refrescante e revitalizante;
- Citronela: Revitalizante, ajuda a espantar moscas;
- Cravo: Estimulante e revitalizante
- Alecrim: Estimula a concentração e a memória
- Eucalipto: Favorece a concentração, clareia as idéias;
- Mandarina: Revitalizante e refrescante, promove bem estar e sensação de alegria.
Como os aromas da natureza podem ser aplicados na aromatização?
A aromatização pode ser aplicada tanto em ambientes profissionais quanto em uma casa, e a forma de aplicação depende muito do efeito desejado.
Por exemplo, se o ambiente requer calma e tranquilidade como em consultórios odontológicos ou uma clínica médica, onde o tempo de espera pode elevar a ansiedade do paciente, o aroma de lavanda ou camomila podem trazem esse efeito. Ajudando o paciente a ter mais tranquilidade enquanto aguarda sua consulta.
Já em casa é possível aplicar esses mesmos aromas no quarto para ajudar no sono mais tranquilo e para trazer uma sensação de conformo maior ao ambiente.
Esse mesmo conceito se aplica a outros tipos de experiência, em uma academia a sensação que precisa ser despertada é a vitalidade e estimulante, para melhorar o desempenho e a vontade de quem pratica atividade física, além de aromas que tragam sensação refrescante ou de limpeza. Esses aspectos podem ser combinados com aromas de mandarina e cardamomo por exemplo.
Esses foram apenas alguns exemplos do poder dos aromas da natureza, podemos encontrar e criar diversas combinações para influenciar o comportamento que desejamos no ambiente aromatizado. O importante é aplicar de forma correta para não trazer uma emoção indesejada. Por isso é fundamental, principalmente quando falamos de ambientes profissionais, a orientação de especialistas no assunto.