Em 22 de setembro, acontece o queinócio da primavera no hemisfério sul. E essa estação vai até o dia 21 de dezembro. Nesse período, várias espécies de plantas começam a dar flores. Assim, espalham as cores e os aromas da primavera.
Esses aromas, por sua vez, existem há milênios para perfumar os objetos e os corpos das pessoas. Então, desde muito já traziam ao olfato muitas sensações de prazer.
E não são apenas os ingredientes que fazem o perfume. Isso porque a concentração do perfume é uma de suas principais características, pois ela interfere no tempo de duração na pele. Isso acontece por causa das combinações de diferentes fragrâncias. Assim, elas formam sete famílias olfativas principais.
Tipos de perfumes que combinam com a estação
Nessa família, a fragrância vem da combinação de diversos tipos de madeiras. Sândalo, cedro, patchouli e vetiver, por exemplo, são alguns dos tipos mais utilizados.
Além do mais, na maioria das vezes, compõem o fundo dos perfumes. E suas subfamílias são: o Amadeirado Fresco, o Amadeirado Aromático, o Amadeirado Especiado, o Amadeirado Ambarado e o Amadeirado Oriental.
Traz a harmonização entre cítricos e flores, com um fundo de musgo de carvalho, patchuli ou outras madeiras nobres.
Assim, casa perfeitamente com a noite. Divide-se em: o Chipre Floral, o Chipre Oriental e o Chipre Frutal.
Essa família é repleta de especiarias, tais como cravo, baunilha, anis e noz-moscada. É composta por perfumes quentes e exóticos.
Além disso, são também conhecidos por serem fortes e duradouros. Fazem parte dessa dela: o Oriental Amadeirado, o Oriental Ambarado, o Oriental Especiado, o Oriental Floral, o Oriental Fougère e o Oriental Gourmand.
Aromática ou Fougère
Essa família agrupa flores, pimentas, ervas e especiarias raras. Além disso, o tomilho, o alecrim e a sálvia geralmente compõem esses perfumes. Possuem, assim, um toque moderno e elegante.
E seus subgrupos são: o Fougère Fresco, o Fougère Aromático, o Fougère Amadeirado e o Fougère Ambarado.
Cítrica
Como o próprio nome diz, a família Cítrica vem da combinação de notas cítricas. Por isso, é uma das mais frescas da perfumaria. Sua subfamílias são: o Cítrico Amadeirado, o Cítrico Frutal e o Cítrico Floral.
Para produzi-los, utiliza-se o óleo essencial que se extrai através da pressão da casca das frutas, tais como a laranja, o limão, a bergamota e a tangerina. Então, por serem suaves, refrescantes e altamente voláteis, são perfeitos para climas quentes. Trazem uma sensação de frescor e energia para o dia a dia.
Os aromas da primavera trazem os perfumes queridinhos do Brasil
Outra dessas famílias é a Frutal. Ela possui notas marcantes das frutas, que deixam as fragrâncias mais leves e, quase sempre, com um toque adocicado. Dependendo do aroma e da combinação, podem potencializar ainda mais o frescor. E isso traz um perfume jovial e prazeroso.
Com as notas principais de flores, a família Floral lembra muito a primavera. São compostas por diferentes espécies de flores, como as rosas, as peônias e as violetas.
A destilação das flores produz um óleo concentrado. Ele, então, é misturado a outros óleos essenciais e aplicado em uma mistura de álcool e água. Dessa forma, o perfume se forma. Os florais estão divididos nas subfamílias: o Floral Aquático, o Floral Fresco, o Floral Frutal, o Floral Oriental e o Floral Amadeirado.
Claro que cada um tem seu gosto quando se fala em perfume. E cada ocasião pede um aroma diferente. Mas a primavera combina com algumas fragrâncias características dessa época.
Portanto, nesses meses, a recomendação é dar preferência às notas frescas, cítricas, aquáticas e florais, que são leves e suaves. E, dessa forma, aproveitar o melhor dos aromas da primavera.