Ao entrar em um carro novo, a primeira impressão é o cheiro – ele é muito característico! Mas você sabia que esse aroma está lá de propósito? Isso nada mais é do que um tipo de aromatização com cheiro de carro novo. É um cheiro criado por especialistas para ajudar a neutralizar os odores naturais dos materiais de fabricação do veículo.
Apenas a partir dos anos 1990 é que surgiram os primeiros profissionais na indústria automobilística especialistas em aromas. Por causa do aumento no número de materiais empregados na cabine, a mistura de odores se ficou mais intensa dentro do veículo. E, até hoje, cada vez mais as montadoras evoluem seus processos. Assim, persistem na busca incansável em tornar os seus carros mais atrativos para os clientes.
Esses profissionais são os osmólogos. Eles trabalham nas montadoras e alteram as substâncias que se usam na fabricação dos automóveis. Fazem isso para melhorar a qualidade do ar e entregar um cheiro neutro e natural ao cliente. Aquele cheiro tão característico dos veículos novos.
A equipe de osmólogos é responsável por cheirar cerca de 500 materiais que compõem a cabine. Esse trabalho ocorre tanto na fase de aprovação de um novo produto, quanto em avaliações periódicas. Nessas etapas, as peças são submetidas a diferentes condições de climas.
Mas é possível aplicar cheiro de carro novo em ambientes?
A aromatização profissional é uma forma de transmitir valor e qualidade. E o aroma de carro novo ficou vinculado à realização, ao sucesso e à conquista. Da mesma forma, elas vão bem em concessionárias e também em ambientes que tenham relação com automóveis, motos e outros produtos afins. Como esse é um aroma que estudam já há tempos, é possível reproduzi-lo em fragrâncias para o ambiente.
Dessa forma, a identificação e a memória afetiva desse aroma ajuda a criar um vínculo com o cliente. Assim sendo, auxilia no processo de vendas.
O cheiro do carro novo tem sua origem nos próprios materiais. Por isso, pode ser prejudicial à saúde. Dessa forma, é importante manter a circulação no veículo que acabou de sair da loja. Porém, isso não acontece com a aromatização. Nesse caso, cria-se a fragrância apenas para representar essa sensação. Portanto, podemos utilizá-la sem nenhum problema pra quem estará frequentando o ambiente.