Muita gente já sabe que alguns cheiros são de abrir o apetite… Mas a relação entre o cheiro e a fome não pára por aí! Isso porque, quando o corpo entende que precisamos comer, produz um hormônio chamado grelina. Daí é que sentimos a fome. E, ainda por cima, nosso olfato fica ainda mais apurado. Por isso, quando pensamos no marketing olfativo, faz todo o sentido falar em aromatização com cheiro de fome.
O hormônio da fome e o olfato
A grelina existe para ajudar o nosso corpo a armazenar gordura. Pois é, mesmo que a comida apareça fácil hoje em dia, nem sempre foi assim. Nossos ancestrais passavam longos períodos sem nada para comer e, por isso, nosso corpo aprendeu a buscar e a estocar. Para isso, a grelina também aumenta a capacidade do nosso olfato de localizar comida.
Sobre isso, um estudo científico sugere que a grelina estimula a detecção de alimentos ricos em nutrientes em nosso meio. E ela faz isso através do olfato. Então, quando sentimos esses estímulos, podemos regular o nosso metabolismo e o peso do nosso corpo.
E sabe como ela faz isso? Estimulando-nos a aspirar o ar pelo nariz repetidas vezes. Dessa forma, percebemos melhor os cheiros. Nesse estudo, os pesquisadores observaram que os humanos, depois de uma infusão de grelina, eram capazes de detectar muito melhor os alimentos através do olfato. Além disso, o estômago produz esse hormônio quando ele está vazio. Então, os resultados sugerem que, enquanto temos fome, sentimos muito melhor qualquer tipo de cheiro.
Do que se trata a aromatização com cheiro de fome?
Isso se trata de aproveitar ao máximo a íntima relação entre o cheiro e a fome.
Por exemplo: chega a hora do almoço e alguém sai do escritório em busca de uma refeição. Bem, já sabemos que a fome apertou pra essa pessoa. Então, a grelina já está em ação. Ou seja, a capacidade de sentir cheiros também está em alta ali. Dessa forma, é claro que ela vai se sentir mais atraída até o local com o cheirinho mais agradável.
É dessa forma que vamos até um alimento mais fresco, por exemplo, em vez de um que já passou do ponto. Além disso, o cheiro também nos ajuda a selecionar melhor a comida com os nutrientes que precisamos.
Então, voltando à hora do almoço… E se você quiser contar para essa pessoa que a sua loja oferece uma comida de qualidade? Ou mesmo dizer pra ela que seu produto desperta boas sensações, mesmo que não seja propriamente comida. É aí que entra a aromatização com cheiro de fome. Já da calçada, dá pra sentir aquele cheirinho que realça o que a sua loja tem de melhor.
Seja com um cheiro de baunilha, café, ou o próprio aroma do pão quentinho. Tudo vai depender do que deseja passar ao cliente a respeito do seu produto.
Por que a aromatização com cheiro de fome é tão eficiente?
É que a fome e o cheiro são tão próximos que um alimenta o outro. Ou seja: com a fome, vem uma capacidade maior para sentir os cheiros. E com o aroma certo, nosso apetite aumenta ainda mais. Inclusive o apetite para consumir produtos além da comida.
Por isso, vale a pena investir no cheiro certo. Seja na sua loja, num espaço de divulgação, ou até mesmo nas embalagens. Se o seu assunto é comida, ou apenas atrair os clientes, você tem muito a ganhar com a aromatização com cheiro de fome.