O conceito do marketing olfativo é o seguinte: criar um vínculo entre a marca e o cliente através do aroma. Através de cheiros, é possível fortalecer a identidade de uma marca e levar os clientes a ter empatia pelo seu negócio, gostar do seu ambiente e até mesmo comprar seus produtos. E colocar em prática o uso do marketing olfativo nas vendas online pode te ajudar na fidelização de seus clientes.
Isso funciona porque as fragrâncias atuam em uma região do nosso cérebro que é responsável por nossos comportamentos e emoções. E, por isso, elas podem ser utilizadas como estratégia para aumentar as suas vendas.
Mas como aplicar o marketing olfativo nas vendas online?
Suas peças e suas embalagens podem sim carregar o cheirinho especial da sua marca. E isso pode fazer a diferença para o seu negócio. Ainda mais se levarmos em conta que essa será a primeira experiência do cliente com o seu produto.
Uma das formas de aplicar esse conceito é nas entregas de produtos. Quando a empresa já possui um aroma de ambiente, é possível usar o mesmo nas embalagens de entrega.
O cliente abre o pacote e logo o toma a lembrança do ambiente da loja.
Mas se sua empresa ainda não tem uma identidade olfativa, você pode contar com a ajuda de um especialista na escolha da fragrância e na forma de aplicação.
Precisamos tomar alguns cuidados na hora de aplicar a técnica:
- Atenção ao local em que irá borrifar a fragrância. Se possível, utilize um cartão específico para isso, com material poroso, para absorver bem o líquido e manter o aroma por bastante tempo.
- Não aplique diretamente sobre o produto, pois os componentes da fragrância podem manchar.
- Se não tiver um cartão, aplique no papelão, na caixa de entrega, e embale bem o produto antes de colocar na caixa.
- Ao aplicar na caixa, escolha a parte de cima – nas abas que fecham, ou na tampa. Assim, sentirão o aroma assim que a embalagem for aberta.
- Cuidado com a quantidade de fragrância utilizada. A aplicação precisa ser na medida certa: nem muito, nem pouco.
- A escolha da fragrância certa é fundamental. Ela deve estar de acordo com a cara da sua marca e mostrar toda a sua essência. Por isso, o auxílio de um especialista nessa escolha é tão importante.