O mercado imobiliário não é tão simples: vender o sonho de uma casa própria é algo muito complexo. Quando se trata de um imóvel na planta, o marketing precisa ser ainda mais efetivo. Por isso, constroem-se imóveis decorados apenas para representar algo que ainda não saiu do papel. E a aromatização de ambientes precisa fazer parte desse planejamento de marketing.
Em um decorado, colocou-se cada item ali pensando em criar um clima mais acolhedor. Então, o sonho se torna mais palpável por meio da visão. Dificilmente venderão um imóvel se o cliente não passar por essa experiência, ou seja, de visitar sua possível futura casa e de conhecer cada ambiente. Além disso, quanto mais acolhedor for esse espaço, mais efetivo será.
Mas porque aplicar a aromatização de ambientes em um imóvel decorado?
O marketing olfativo tem a principal função de envolver o cliente. Isso acontece porque o aroma, quando bem aplicado, pode criar um vínculo afetivo. Assim, quanto mais assertivo for, mais efetiva será a aromatização. Dessa forma, ao entrar no ambiente, o cliente realmente terá a experiência de se sentir em um lar, isto é, com aromas reais. Com sensações reais. E isso aproxima o cliente do espaço.
Diante da concorrência no mercado imobiliário, cada vez mais as construtoras buscam diferenciais para atrair clientes. E uma das estratégias mais importantes é o marketing olfativo. E não é para menos, já que um aroma agradável pode ser decisivo na hora da negociação.
Além disso, a aromatização tem um diferencial: podemos aplicá-la por ambiente. Ou seja: um aroma específico na sala, outro na cozinha, outro no quarto. Isso cria uma experiência ainda mais imersiva.
Como usar o marketing olfativo no mercado imobiliário
Podemos aplicar a aromatização de ambientes no apartamento decorado, ou na casa modelo. E também é possível usar o mesmo aroma principal no escritório em que se dará a negociação. Assim, isso desperta a memória do cliente sobre a visita que fez antes.
Mas lembre-se de que não é qualquer aroma que ajuda a criar vínculo. Então, cada tipo de imóvel precisa receber uma aromatização adequada ao público alvo. Por isso, um estudo precisa ser feito caso a caso. E quando isso é feito e aplicado, sua empresa se destaca no mercado imobiliário.