O valor da marca tem a ver com como o cliente a percebe. E isso pode mudar de acordo com o que ele vê e escuta a respeito dela. Além disso, esse valor aumenta quando o público passa por boas experiências, seja com um produto, ou num atendimento. Ou seja, quando a pessoa se sente bem comprando e usando o que a marca tem a oferecer. E bons sentimentos podem começar pelos sentidos, principalmente o olfato. Por isso, o perfume personalizado aumenta o valor da marca.
O perfume personalizado e a memória afetiva
O olfato é o sentido mais próximo da memória e do centro de emoções do cérebro. Já os demais sentidos precisam de um longo caminho para chegar às partes responsáveis pelas memórias e emoções.
Assim, quando sentimos um perfume, o cheiro fica registrado no cérebro junto com a emoção que sentimos nesse momento. E tem mais: o próprio aroma transmite sensações, que podem ser prazerosas ou não. Por isso, a escolha do perfume é tão importante. Daí ter um perfume personalizado para a sua marca.
Dessa forma, ele vai estar em harmonia com a marca. Então, sempre que o cliente sentir o seu cheiro, vai se lembrar da marca e dos bons sentimentos que ela traz. Isto é, vai criar uma memória afetiva da marca.
Como utilizar o perfume personalizado
A onda do perfume personalizado já está há vários anos no Brasil. E só cresce. Isso porque o Brasil é um dos maiores consumidores de perfumes e cosméticos em geral. Assim, com o perfume personalizado não poderia ser diferente. Muitas pessoas adoram a ideia de ter um perfume para chamar de seu.
Quando sentimos o perfume que uma pessoa costuma usar, de pronto lembramos dela. Isso acontece pois o cheiro de alguém faz parte da sua identidade. Da mesma forma, o perfume personalizado da marca vai criar a sua identidade olfativa.
E essa identidade pode ser apresentada ao cliente de várias formas. Assim, o perfume personalizado pode ser de fato um perfume ou um cosmético que o cliente pode comprar. Pode vir nas embalagens de outros produtos daquela marca. E até mesmo nos locais que vendem ou divulgam a marca. Dessa forma, esse aroma exclusivo vai auxiliar a marca a ficar na memória dos clientes por anos!
Como o aroma certo aumenta o valor da marca
Os aromas agradáveis nos trazem lembranças à tona. Isso acontece pois eles nos moldam durante toda a vida. Na verdade, até mesmo ainda no útero. Dessa maneira, as fragrâncias podem influenciar nossa condição física e mental, tanto de forma consciente quanto de forma inconsciente.
Então, com a ajuda do aroma certo para a sua marca, você escolhe as sensações que ela será capaz de causar. Uma fragrância pode transmitir alegria, nostalgia, fome, atração… tudo vai depender dos sentimentos que a marca quer despertar nos clientes e associar à sua imagem! Então, seja com sensações de calma, de prazer ou de apetite, por exemplo, o cliente vai se lembrar da marca e buscá-la novamente para sentir ou para saciar essas emoções.
E não pára por aí. Quanto mais assertivo for o aroma, a percepção da marca pelo cliente é tão positiva, que ele vai querer dividir essa experiência com as outras pessoas. E pode se tornar um embaixador da marca. Daí o grande impacto do perfume personalizado para a marca.
Portanto, ter um perfume personalizado não só dá um toque especial à marca, como também pode aumentar muito o seu valor.