Cruelty free é uma expressão que vem do inglês. Ela significa “sem crueldade”. Isso significa que não fizeram nenhum teste em animais na fabricação do produto. Mas isso não quer dizer que não existam matérias-primas de origem animal em sua composição. Atualmente, já existem muitas empresas que dizem produzir perfumes cruelty free, mas como ter certeza disso?
Algumas delas, além de não usarem mais o teste em animais, lutam para que outras empresas deixem de testar também. Dessa forma, buscam alternativas que garantam ainda mais a segurança de seus produtos.
Esse é o caso da Firmenich, uma das maiores criadoras de essências e fragrâncias do mundo. Ela faz parte do Humane Society International, a HSI. Suas parceiras formam uma das maiores organizações de proteção animal do mundo. Com mais 11 milhões de pessoas que a apóiam, ela trabalha em todo o globo para proteger animais em laboratórios, animais de produção, animais domésticos e animais silvestres. Além disso, cria e compartilha tecnologias inovadoras para incentivar o fim dos testes em animais.
Perfumes Cruelty Free nacionais
Os perfumes da Sensory são criados em parceria com a representante oficial da Firmenich no Brasil. Assim, isso nos garante que não haverá testes em animais em nenhuma fase da produção.
Mas somente ser cruelty free não basta, pois os insumos gerados na produção de perfumes podem ter grandes impactos ambientais. Basta pensarmos nas embalagens descartadas, como tampas, plástico e tudo o mais. Pensando nisso, surge a linha Natural Collection.
Uma linha com 6 fragrâncias, envasados em um frasco de 15ml, sem embalagem secundária, a fim de reduzir o descarte indevido. Em toda a sua produção, há um olhar diferenciado, com atenção à sustentabilidade e com ingredientes vindos de comunidades produtoras.
O mercado de cosméticos e a nova tendência
Com o crescente interesse do mercado por esses produtos de menor impacto ambiental, frequentemente o termo cruelty free é usado de forma indiscriminada. Então, com a rápida evolução de um consumidor mais consciente, esse termo se tornou rentável.
Como exemplo disso, existem produtos que, em sua forma final, não foram testados em animais, mas seus ingredientes sim. E mesmo assim, a empresa responsável por ele afirma que o tal produto é cruetlyfree.
A empresa que afirma ser cruelty free deve ser responsável por analisar a cadeia produtiva. Assim, garante que adquire ingredientes igualmente não testados em animais. Por isso, ter bons parceiros, e estar presente cobrando seus fornecedores, é essencial.