Nos últimos anos, estão reconhecendo cada vez mais o quão importante é a questão ambiental, ou seja, a sustentabilidade. Nessa mesma marcha, esta e a perfumaria cada vez mais caminham juntas.
E esse fato tem levado as indústrias a incorporarem novas práticas de produção. Assim, elas unem os benefícios ambientais com as vantagens na economia. Mas em relação ao meio ambiente, ainda há muito a se fazer.
Para um processo de produção mais sustentável, precisamos adotar algumas práticas. São elas que ajudarão a gerar menos resíduos. Isso beneficia o meio ambiente e reduz os custos de produção. E não é para menos, já que o tratamento e a gestão de resíduos têm um alto custo.
Além disso, também devemos pensar nas embalagens dos cosméticos. Elas têm um ciclo de vida próprio e se tornam uma parte importante do lixo urbano. Portanto, precisamos avaliar toda a cadeia de produção, incluindo os fornecedores. Ou seja, incluir itens biodegradáveis e reduzir a quantidade de insumos no produto final é fundamental.
Nessa linha, de modo geral, produtos “verdes” ou “naturais” são aqueles que vêm de um processo limpo e sustentável.
Produtos com ingredientes naturais, recicláveis, ou biodegradáveis, e que não são testados em animais, ganham espaço nas prateleiras e crescem em vendas. Isso acontece mesmo que tenham um valor mais alto. A gama de produtos com essas características já conta com muitos itens cosméticos, inclusive os perfumes.
A perfumaria e a sustentabilidade andam juntas também no apoio às comunidades produtoras.
A sustentabilidade também envolve a forma de extração da matéria-prima. Nesse sentido, trabalha com as comunidades produtoras, gera renda, reduz o impacto ambiental e transforma um produto em um ciclo sustentável.
A tendência verde não é uma moda. É algo crescente. Assim sendo, ela precisa e vai cada vez mais evoluir com as novas tecnologias. O consumidor já entendeu essa necessidade, e as empresas investem cada vez mais em pesquisas a fim de produzir de forma mais consciente.